Escritora premiada, Marina Colasanti morre, aos 87 anos, no Rio; filha fez documentário ‘íntimo’ recente para preservar memória

Morreu nesta terça-feira, dia 28, a escritora Marina Colasanti, aos 87 anos, no Rio de Janeiro. Autora de mais de 70 livros, ela já ganhou nove estatuetas do Prêmio Jabuti, incluindo de Melhor livro, em 2014, e foi finalista de premiações importantes, como o Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil.

A causa da morte ainda não foi divulgada pela família, mas no último ano a filha da escritora, a atriz Álessandra Colasanti, já falava sobre a saúde debilitada da mãe. “Temos passado sustos e perdas, mas continuamos juntos e celebrando. Tem melancolia mas tem alegria também. As valsas são circulares porque são como a vida”, disse ela, no último Natal, ao falar das adaptações na vida privada.

A escritora Marina Colasanti, em 2021 — Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

Segundo o colunista Ancelmo Gois, de O GLOBO, o velório será no Parque Lage, na Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira, dia 29. O local já foi residência da escritora na adolescência e na juventude. É que a autora era sobrinha-neta da cantora lírica italiana Gabriella Bensazoni, que foi casada com Henrique Lage, que construiu a mansão (hoje cartão postal carioca) para amada.

Documentário ‘íntimo’

Em novembro do ano passado, Álessandra Colasanti fez um documentário sobre a mãe. Usando áudios de entrevistas e palestras da escritora, a atriz e diretora reuniu imagens de arquivo da vida em família para mostrar a intimidade da escritora. Há trechos de Marina brincando com o neto, Nuno, assim como fotos da infância dela.

Álessandra Colasanti com o filho, Nuno, e a mãe, Marina Colasanti, — Foto: Reprodução/Instagram

“Um documentário familiar, uma homenagem às memórias, o caminho de uma mulher, o tempo que passa, a espessura do inapreensível. Um pouco da intimidade, vida e obra da escritora Marina Colasanti, pelo olhar delicado, criativo e subjetivo de sua filha Alessandra Colasanti’, diz a apresentação.

Marina Colasanti nasceu na cidade de Asmara, capital da Eritreia, na África, que era uma colônia italiana no ano de 1937. A escritora chegou ao Rio aos 10 anos, em 1948, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Ela foi casada por mais de 50 anos com o também escritor Affonso Romano de Sant’Anna, atualmente com 87 anos. Além de escritora, Marina atuou como jornalista, apresentadora de TV, publicitária e tradutora.

Famosos:

Empresário de Claudia Leitte manda indiretas para Ivete Sangalo, sua ex-sócia, e aumenta rixa Discoteca e piscina no clube, ensaio para a 1ª peça, trauma com viaduto: a vida tijucana de Fernanda Torres Ary Fontoura celebra 92 anos com festão marcado pela presença de famosos como Fernanda Montenegro e Marco Nanini Caso Claudia Leitte: Ministério Público da Bahia realiza audiência para debater como vai atuar no inquérito

Mais recente Próxima Concurso ‘Miss tatuada’ termina em barraco com acusação de fraude, por campeã ‘não inscrita’, ‘pouca tatuagem’ e ‘motivação política’

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *