
Nesta segunda-feira, Rodrigo Bacellar foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) de forma unanime pela primeira vez. E com uma candidatura única, o clima nos bastidores foi de descontração e com discursos já antecipando as eleições de 2026. Confira tudo o que rolou no plenário do Palácio Tiradentes:
Um voto ou um presente misterioso?
Na chegada, cada deputado recebeu uma caixa de papel pardo com um laço. Dentro havia fotos dos parlamentares no plenário e na festa de confraternização do ano passado. Cada caixa estava personalizada com o nome do deputado e as imagens dele.
Imagens aéreas
Se presente se repetir no próximo ano, os deputados podem ganhar uma das fotos tiradas por um drone que sobrevoou o plenário do Tiradentes no início da votação.
Mudança de última hora
Na construção da chapa em torno do nome de Bacellar houve uma mudança pouco antes da votação: Pedro Brazão (União) seria o 2º secretário após perder a 1ª vice-presidência. Minutos antes, houve um consenso para que ele fosse substituído por Dr. Deodalto (PL) para evitar citações ao caso Marielle, já que os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão são acusados de serem mandantes dos assassinatos da vereadora.
Cronômetro amigo
A deputada Tia Ju (Republicanos) presidiu a votação e pediu algumas vezes que os seus colegas reduzissem os discursos para até 1 minuto. Mas na hora de votar, ela mesma derrapou na sua orientação e falou ao microfone por quase 3 minutos.
Gafe no discurso
Fábio Silva (União) deslizou na hora de elogiar Bacellar. Em meio ao seu discurso, o deputado cometeu uma gafe ao chamar o presidente de “amigo dos amigos”, mesmo nome de uma facção do Rio.
Visitas
Diversas autoridades desembarcaram no Palácio Tiradentes para acompanhar a votação. O governador Cláudio Castro não foi ao plenário, mas a primeira dama Analine Castro acompanhou toda a sessão, saudada por muitos parlamentares no discurso. Outra presença que marcou a eleição foi a do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, que, segundo a coluna Lauro Jardim, apoia a candidatura de Bacellar ao governo do Rio e quer se lançar candidato em solo fluminense.
O ex-presidente da Alerj Paulo Melo esteve na votação e circulou entre os parlamentares como se nunca tivesse deixado a Assembleia. Ao fim ainda foi citado por Bacellar no discurso da vitória.
Ainda flertando com a política, a cantora Jojo Todynho também marcou presença. Ela foi uma das convidadas do deputado Filippe Poubel e foi uma das mais tietadas.
Festa da vitória
A festa foi organizada pelo deputado Valdecy da Saúde e contava até com um copo de plástico impresso com o nome da chapa e o autógrafo de Rodrigo Bacellar agradecendo “por mais esse momento de apoio”.
Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio
Inscrever