
Após vitória incontestável do Philadelphia Eagles sobre o Kansas City Chiefs por 40 a 22, no Super Bowl LIX, neste domingo, o Corinthians utilizou suas redes sociais para lembrar que a trajetória da equipe vencedora começou na Neo Química Arena, no ano passado. A partida também elevou os ânimos dos fãs da bola oval que querem saber quando a NFL, principal liga de futebol americano, voltará ao Brasil.
A liga ainda não confirmou oficialmente o seu retorno ao Brasil na temporada 2025. Mas, segundo o jornal The Athletic, a liga e autoridades brasileiras que ajudaram a vencer a licitação para o primeiro jogo, ocorrido em São Paulo em setembro de 2024, estão discutindo uma nova data no país. Além disso, há uma possibilidade de contrato de longo prazo com a NFL.
“Com um contrato de longo prazo, podemos trabalhar com NFL para tornar o esporte ainda maior no Brasil e gerar mais empregos e renda com cada jogo”, disse Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris) em entrevista ao The Athletic.
Pires esteve em Nova Orleans ao longo da semana do Super Bowl LIX e marcou presença no estádio Caesars Superdome, onde ocorreu a final. Lá, ele teve reuniões com os representantes da NFL, sobre os resultados do evento realizado em São Paulo e participou de um intercambio focado na organização de eventos da liga.
A animação também se deve ao fato de Roger Goodell, comissário da NFL, ter dito em novembro que planeja realizar oito jogos internacionais na próxima temporada e espera ter o Brasil na lista. Junto a isso, a liga pretende finalizar sua programação internacional em breve, assim, um anúncio de retorno ao Brasil é esperado nos próximos dias. Até o momento, cinco sedes foram confirmadas: Berlim (Alemanha), Madrid (Espanha), Londres (Inglaterra) com três jogos, Melbourne (Austrália) e Dublin (Irlanda).
Segundo a São Paulo Turismo, o jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers na Neo Química Arena, gerou cerca de R$ 362 milhões, 12.500 empregos e atraiu o maior número de visitantes dos Estados Unidos ao Brasil para um único evento de um dia. Os ingressos online se esgotaram em aproximadamente duas horas.
A NFL também ficou surpresa com os resultados de uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), que viu o número de brasileiros interessados no futebol americano. Conforme o levantamento, o número saltou de 3 milhões em 2014 para 38 milhões em 2023. Esses números fazem Marcelo Lazoski de Paiva, diretor de marketing da Effect Sports, agência de marketing esportivo contrata pela NFL para cultivar os fãs no país, imaginar que a liga pode retornar não só para São Paulo, mas em outras cidades como o Rio de Janeiro.
NFL no Rio de Janeiro
Neste final de semana, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e o secretário de Esportes Guilherme Schelder estiveram em Nova Orleans. Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, a dupla foi com o compromisso de negociar partidas da NFL no Rio de Janeiro com Roger Goodell.
No entanto, a ideia é de que ao invés de entrarem no calendário de 2025, os jogos na capital fluminense ocorram a partir de 2026, no Maracanã.