Sobrado onde funcionou floricultura em Copacabana por 80 anos será demolido para dar lugar a prédio; relembre outros casos

Mais um imóvel cheio de história será demolido para dar lugar a um prédio na Zona Sul do Rio. A Flora Santa Clara, Um dos comércios mais tradicionais de Copacabana, deixará seu endereço na esquina da Barata Ribeiro, onde funcionou por mais de 80 anos, como adiantou a coluna de Ancelmo Gois, que conversou com o fundador, o português Afonso Almeida, de 96 anos.

Em conversa com O GLOBO, o empresário lembrou de sua trajetória na produção de flores, em 1939, quando, aos 11 anos, começou a trabalhar como entregador após pedir por um emprego no espaço com que se encantara no ano anterior, assim que chegou ao Brasil. Ao longo das décadas, a preferência pelos tipos das flores mudou, embora as rosas vermelhas sigam as favoritas, dentro de suas variações. Agora, estarão em uma loja menor, ainda no mesmo bairro.

Recentemente, outros imóveis também tiveram o mesmo destino: virem abaixo para que sejam erguidos prédios residenciais. No mês passado foi o edifício mais antigo da orla do Leblon para dar lugar a outro com apartamentos a partir de R$ 30 milhões, com tamanho de 328 metros quadrados a 524 metros quadrados, caso das coberturas duplex.

O endereço no Leblon, na Avenida Delfim Moreira, no número 120, a construção de 1943 tinha seis apartamentos distribuídos por três pavimentos, garagem no subsolo e não tinha elevador. Antes de demolição, era ocupado por salas comerciais.

A promessa é que o novo edifício, da Safira Engenharia, tenha apartamentos de quatro suítes e três vagas de garagem, além de cobertura duplex com quatro suítes e quatro vagas de garagem.

Ainda na Zona Sul, uma vila de casas, datadas de 1934, na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, foi demolida em julho do ano passado, como noticiou, à época, a coluna de Ancelmo Gois. O local já foi endereço do ator Walter D’Ávila (1911- 1996) e do artista plástico Farnese de Andrade (1926-1996).

A mudança foi para dar lugar à construção de um prédio de 18 andares, dividido em 35 apartamentos, num empreendimento com R$ 320 milhões em VGV (Valor Geral de Venda), como divulgou o blog Capital, em mais um negócio de imóveis de alto padrão. O lançamento é do Opportunity Imobiliário.

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Inscrever

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *